Uma das principais questões discutidas no meio educacional é a qualidade do ensino. Ocorrendo este nas salas de aula, escolinhas de desporto ou qualquer outro meio onde os processos de ensino e aprendizagem estejam presentes. Mas, como proporcionar um ensino de qualidade aos nossos alunos?
Em um primeiro momento destaca-se como foco principal do processo educacional o ALUNO. Enquanto mestres, instrutores, temos que ter o cuidado de levar em consideração vários aspectos como o respeito às diferentes classes sociais, etnias, sexos, culturas, ritmos de aprendizagem e, acima de tudo, o respeito à individualidade.
Em qualquer lugar onde temos envolvidos o ensino e a aprendizagem, nos deparamos com o ''Educar''. Educa-se para a autonomia, para a socialização, para uma formação que desenvolva nos alunos atitudes críticas e criativas e que os leve a amplas vivências motoras.
Nesta perspectiva de Educação, ressaltamos o papel dos clubes, e escolinhas de Taekwondo como um local de vivências úteis aos educandos. Vivemos hoje, uma educação não somente pautada na aquisição de conhecimento, mas no desenvolvimento do indivíduo como um todo!
Do ponto de vista sócio-afetivo, as escolinhas contribuiem para a construção de uma auto-imagem positiva, na construção do saber conviver em grupo, de reconhecer as diferenças e respeitá-las.
Do ponto de vista cognitivo, as escolinhas devem oportunizar o aluno a conhecer para construir os seus próprios conceitos através da observação, da vivência, dos desafios que podem ser associados ao seu mundo real.
Do ponto de vista motor, a escolinhas devem oportunizar as crianças com vivências motoras variadas, explorando movimentos, objetos e o espaço físico. Não temos como trabalhar com crianças, sem simultaneamente valorizar estes aspectos de forma individual e em grupo, pois estas vivências, dentro do contexto, auxiliarão as crianças na construção de valores, atitudes e bons hábitos, além de um repertório motor amplo.
As escolinhas de Taekwondo têm por objetivos a aprendizagem do movimento através do movimento, além de promover a socialização e interação entre os alunos de forma a vivenciarem o máximo possível de experiências motoras de forma orientada, sem deixar de priorizar a ludicidade e a criatividade do aluno.
Muito se discute sobre os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Taekwondo Infantil. Neste sentido, acreditamos que Tudo é possível ser trabalhado nas aulas. Então, o que trabalhar nas aulas de Taekwondo Infantil? Os movimentos fundamentais como correr, saltar, atirar, chutar, pontapear, receber, enrolar, elevar o joelho... As capacidades coordenativas como reação, ritmo, equilíbrio, acoplamento, diferenciação, mudança, orientação. Destacam-se ainda os temas transversais proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como o trabalhar com os alunos noções de higiene, sexualidade, ecologia,... Outros conteúdos como os jogos, brincadeiras e o resgate das brincadeiras antigas culturalmente vividas pelos alunos. Além das atividades livres que objetivam proporcionar a criatividade e a autonomia motora do aluno.
Os conteúdos na educação infantil são tão ricos que independem da sofisticação dos materiais didáticos, dos espaços físicos adequados. O conhecimento do mestre, instrutor que atuam nesta área é o recurso essencial para o desenvolvimento adequado dos alunos.
Provavelmente, as aulas de Taekwondo Infantil promovem o primeiro contato da criança com o movimento orientado. Ela não visa treinamento, muito menos rendimento técnico-tático. Tem por princípios o respeito às faixas etárias, adequando as atividades ao nível de desenvolvimento no qual o aluno se encontra além da interação sem distinção de raça, sexo e classe sócio-económica. Trata-se de uma disciplina de caráter educativo que objetiva a aprendizagem do movimento, promover as relações interpessoais, a auto-estima, a autoconfiança, valorizando o que o indivíduo é capaz de fazer frente às suas limitações pessoais.
Partindo das abordagens citadas anteriormente, torna-se clara a importância do responsável que atua com o Taekwondo na educação infantil. Sendo que, a postura do mestre, instrutor deve, acima de tudo, estar baseada no domínio dos componentes didático-pedagógicos relacionados aos conteúdos, metodologia, planejamento e avaliação, bem como o conhecimento do universo do aluno.
A qualidade da educação também depende da instituição educacional, a qual deve ter bem claro o papel da atividade no seu projeto político-pedagógico, como proporcionar condições adequadas para o ensino.
Destaca-se, ainda, o Taekwondo como uma atividade rica em conteúdo, que além de desenvolver várias formas de vivências motoras, é capaz de trabalhar com os alunos a disciplina, o respeito a regras, o respeito ao corpo e principalmente, o respeito ao próximo, no caso, o adversário. "Respeito" é o que está faltando de forma geral em todos os segmentos sociais.
Cabe ao mestre, instrutor reconhecer no Taekwondo os conteúdos específicos da educação infantil, como os movimentos fundamentais, as capacidades coordenativas, as habilidades básicas, dentre outros componentes como a socialização sem discriminação de rendimento.
Dentre um dos pontos mais importantes, a responsabilidade do mestre, instrutor de não atribuir ao Taekwondo uma forma de defesa pessoal a ser utilizada quando necessário, mas a prática que permita a vivência de experiências motoras diversificadas, bem como a própria promoção de saúde e qualidade de vida.
Ao nos referirmos à qualidade da educação, nas escolinhas de desporto, dificilmente não voltamos a nossa crítica à atuação do mestre, instrutor. O nosso aluno é resultado do que plantamos enquanto responsáveis. O nosso aluno leva para a sua vida pessoal e profissional o exemplo de caráter, responsabilidade e dignidade que apresentamos a eles enquanto responsáveis. Independentemente da qualidade de sua formação academica, do material didático disponível, do espaço físico reservado para a sua intervenção, nós somos, o principal instrumento para que o ensino e a aprendizagem ocorram com qualidade. Dominando, os conteúdos desta área, respeita-se os alunos, sabendo aplicar as atividades do simples para o complexo, o seu aluno irá explorar ao máximo os seus movimentos. Mas, jamais deixe de atribuir o caráter educativo nas suas ações enquanto responsável.
Artes Marciais na Infância.
O que é infância?
Para alguns, é uma fase da vida onde reina a fantasia e a liberdade, para outros, a infância é uma etapa da vida onde a criança é considerada um adulto em miniatura. Outros, ainda, consideram a infância como uma fase em que a criança vai ser preparada para o futuro.
Não existe uma única concepção de infância com um desenvolvimento linear, progressivo.
A infância é caracterizada de acordo com a classe social, o momento histórico e a cultura em que foram geradas.
De acordo com o dicionário Aurélio: Infância – período de crescimento, no ser humano, que vai do nascimento até a puberdade.
Enfim, a proposta é estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de cultura.
Os campos funcionais que constituem um ser humano são:
- Afetivo;
- Cognitivo;
- Motor.
A melhor forma de aprendizagem na infância é a do corpo em movimento, onde a criança transforma em símbolo aquilo que pode experimentar corporalmente, e seu pensamento se constrói, primeiramente, sob a forma de ação.
Características básicas desta faixa etária:
- A criança possui andar e fala já estabelecida;
- Desenvolve a capacidade simbólica (imitação – faz de conta);
- Começa a organizar o pensamento;
- Ainda não se mostra capaz de colocar-se na perspectiva do outro (egocentrismo);
- Não consegue prender a atenção por muito tempo (dispersão);
- Já é capaz de combinar os movimentos fundamentais (correr, saltar, rolar, arremessar, chutar, rebater, etc.)
Aproveitando essas características básicas, procuramos desenvolver nossas aulas da seguinte forma:
- Procuramos estimular atividades em grupos;
- Propiciamos atividades em que as crianças possam trabalhar a criatividade;
- Estimulamos a autonomia;
- Ensinar pequenos jogos, de regras simples;
- Realizar pequenos desafios;
- Diversificar as atividades;
- Sempre respondendo aos “porquês” das crianças.
No ensino de crianças, devemos valorizar, sistematizar e estimular ao máximo o movimento corporal da criança, para que ela possa compreender as coisas ao seu redor, bem como as suas relações com as outras pessoas.
As Artes Marciais são uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da criança, pois dentro das aulas todas essas características, abordadas no texto, são aproveitadas e utilizadas.
Além de tudo isso a DISCIPLINA, tão procurada pelos pais e /ou responsáveis, é o ponto chave das aulas. Pois as crianças por si mesmas compreendem sua importância e passam a respeitar esse conceito.