terça-feira, 18 de setembro de 2018

O QUE É O TAEKWONDO?

Tae Kwon Do, num sentido lato significa a artes dos pés e das mãos.
TAE É um carácter chinês que significa “movimentos de pé”, passos e genericamente indicará “pé”, representando técnicas de pé. Saltar, voar, esmagar com os pés.
KWON É punho. Este carácter indicará ataques de punho.
Partir, quebrar, destruir com o punho ou com a mão
DO É referido como “o caminho”.  A arte, o caminho em si, a Filosofia do Taekwondo.
TAEKWONDO é normalmente caracterizado como uma arte marcial tradicional da Coreia e está intimamente ligado às características sociais, religiosas e mesmo políticas deste país.
Juntando TAE, KWON e DO teremos então “o caminho do pé e da mão”. Título à primeira vista, um pouco rudimentar, de uma actividade violenta, como podemos ser levados a pensar, se apenas nos debruçarmos sobre o aspecto físico desta arte. No entanto o TAEKWONDO é uma actividade física com um cunho filosófico, que impulsiona num caminho de conquista e realização pessoal.
O treino de TAEKWONDO tem como finalidade alcançar quer a perfeição técnica, quer a realização individual, fortalecendo o corpo e a mente num processo gradual de aprendizagem. As suas técnicas são baseadas no instinto nato de defesa e se praticadas com uma vontade indomável, transforma as características humanas, substituindo atitudes negativas por atitudes positivas baseadas na autoconfiança que um corpo saudável e uma vontade firme conferem. É uma filosofia prática cujo primeiro objectivo é atingir a harmonia entre corpo e mente, depois a harmonia com os outros, com a natureza e finalmente com o universo.
Um praticante de Taekwondo experimenta muitos benefícios mentais e físicos com o decorrer dos treinos. Auto-confiança, concentração, coordenação motora, flexibilidade, força e auto-defesa são os benefícios mais comuns. No entanto, existem factores muito importantes para os praticantes e que não são visíveis a “olho nú”. Aspectos sócio-culturais são regularmente tidos como essenciais para a prática da modalidade. A integração de novos elementos no grupo de praticantes é extremamente fácil e socialmente bem aceite. Do ponto de vista cultural, a compreensão e estudo da cultura coreana reveste-se de extrema importância para a correcta interpretação dos valores do Taekwondo. Os benefícios físicos, mentais e sócio-culturais que se adquirem com a prática desta arte são valores que perduram, e que marcam a vida dos praticantes.
Como praticantes de Taekwondo, nós somos os nossos próprios inimigos e não podemos usar a nossa mente ou técnica para interferirmos uns com os outros.
Mestre Chung Sun Yong
Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a via do pé e da mão. Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo à letra: TAE significa saltar, voar ou esmagar como o pé; KWON significa bater ou destruir com a mão; e por fim DO significa caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si. Em sentido mais colectivo Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida imobilização do oponente. O treino de Taekwondo exige do praticante um elevado respeito pelo instrutor assim como por todos os colegas dentro e fora do ginásio. Com a continuidade das aulas este respeito e esta maneira de estar na vida irá transmitir-se a todas as pessoas em seu redor. Um dos objectivos do Taekwondo é eliminar a luta desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, na justiça, na moralidade e na fé, ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico. Estamos, assim, perante uma modalidade de fortes princípios educacionais, o que só por si justifica que os jovens se dediquem à sua prática desde tenra idade. É, em suma, uma modalidade que potencia e sublima todas as nossas faculdades humanas.
Princípios do Taekwondo
1. CORTESIA (Ye ui) Cortesia significa respeito, educação, simpatia. Devemos em todos os nossos actos procurar não ofender os outros com palavras ou actos. Acima de tudo devemos de respeitar tudo e todos e, fundamentalmente a nós mesmos. Para isso devemos conhecer-nos primeiro. Sem reflectirmos sobre os nossos objectivos ou sobre o que pretendemos ser como indivíduo em sociedade, nunca nos podemos respeitar e, como consequência, nunca conseguiremos respeitar os outros na sua plenitude.
2. INTEGRIDADE (YOM CHI) Ser íntegro é ser honesto. É assumir as nossas falhas como nossos erros e trabalhar para que estes não voltem a acontecer. É não mentir. É dizer as nossas opiniões mesmo que estas sejam contra a maioria. Nunca devemos de abdicar dos nossos princípios em função de outros interesses.
3. PERSEVERANÇA (IN NAE) Força de vontade é sem dúvida uma grande fonte de energia que um praticante de TAEKWONDO deve ter. Ultrapassar com sucesso os diferentes desafios que a vida nos apresenta e atingir todos os nossos objectivos e os objectivos dos grupos a que pertencemos requer muita determinação e muita perseverança
4. AUTODOMÍNIO (JAHJEH)  A consciência que cada indivíduo possui de si mesmo e o domínio dos seus actos fazem dele um Homem que vive em sociedade. Possuir a capacidade de se "colocar no lugar do outro" é sem dúvida uma prova de auto domínio. Os nossos actos devem sempre ser ponderados antes de agir e devemos sempre procurar "manter a calma" nos momentos mais difíceis.
5. ESPÍRITO INDOMÁVEL (Baekjool) Devemos sempre querer mais. Mais cultura, mais amizades, mais TAEKWONDO. Nunca devemos limitar o nosso conhecimento. Com os conhecimentos adquiridos iremos ultrapassar dificuldades maiores, novos desafios e teremos novos resultados. Com todo este novo conhecimento aumentaremos a nossa auto confiança e teremos cada vez mais um maior "BaekJool".